quarta-feira, 4 de abril de 2012

Conheça a Páscoa pelo mundo



árvore de PáscoaA Páscoa é uma época cheia de tradições, que não ficam só nos ovos e no famoso coelho. É uma festa muito antiga. Embora seja comemorada pelos cristãos como a morte e ressurreição de Jesus Cristo, já existia muito antes de Cristo, na Antiguidade.

Para os judeus, a Páscoa (Pessach) lembra a fuga do povo judaico do Egito. E a festa remete também a rituais celtas em homenagem ao Sol. O ovo, presente em muitas das comemorações, era um símbolo da fertilidade para os egípcios.

Sinos que voam

Na Áustria, por exemplo, os sinos das igrejas não podem tocar entre a quinta-feira e a missa do domingo de Páscoa. Diz a lenda que os sinos voam até Roma nesse intervalo. No lugar dos sinos, coroinhas tocam uma espécie de chocalho de madeira enquanto entoam orações e cânticos, fazendo bastante barulho.

E, na França, adivinha quem traz os chocolates? Nada de coelho! São os mesmos sinos, que, na volta da viagem a Roma, distribuem doces para a alegria de todos.

Ovos, muitos doces e desfile de chapéus

Em muitos países, como Alemanha, Áustria e Suíça, há a tradição de pintar ovos cozidos. Ou então as cascas dos ovos são furadas e esvaziadas, e os ovos, depois de pintados, formam árvores e arranjos.

No Canadá, conta a editora Ann Elisabeth Samson, as brincadeiras de caça aos ovos envolvem bairros inteiros. "É um jeito divertido de os vizinhos se reunirem." Em outros lugares, assim como no Brasil, os pais escondem doces ou chocolates pela casa para as crianças procurarem.

Outra brincadeira tradicional na Austrália, nos Estados Unidos e na Grã-Bretanha são as orelhas de coelho: as crianças usam gorros ou bonés enfeitados com orelhas. As crianças britânicas enfeitam os chapéus também com flores, já que a primavera está começando por lá.

E, nos EUA, "quanto maior o chapéu, melhor", conta Linda Murray, editora-chefe do BabyCenter local. Na tradicional parada de Páscoa de Nova York, dá para ver os chapéus mais malucos, enormes e cheios de enfeites (orelhas ou não!).

bilby australiano

Coelho alternativo

O coelho é parte importante da festa em quase todos os países onde o BabyCenter está presente, mas com variações. Na Suécia, na Alemanha, na Áustria e na Suíça, o símbolo da Páscoa é mais precisamente a lebre, não o coelho.

Na Austrália, coelhos são vistos como uma praga, porque sua superpopulação está prejudicando o meio ambiente do país.

Por isso, há uma certa campanha para promover a símbolo da Páscoa o bilby, um marsupial em extinção, que até parece um coelho: tem orelhas compridas e o mesmo jeitinho, mas com o focinho mais afilado, como você pode ver na foto ao lado, cedida por Bruce Gayleard, da The Australian Bilby Appreciation Society.

Não é difícil encontrar na Austrália, por exemplo, um bilby de chocolate como o da foto.

Jejum e comilança

O chocolate, aliás, parece mesmo ser a comida mais importante da Páscoa em todo lugar -- até em países de maioria muçulmana, como a Malásia. Ele aparece em forma de ovos e coelhos, mas também em formatos mais criativos. "Na Catalunha, há grandes esculturas de chocolate, em forma de castelos ou de navios piratas", afirma Isidra Mencos, editora do BabyCenter en Español.

O jejum dá o tom mais religioso do período que antecede a Páscoa. No México, os chocolates e o coelho da Páscoa só fazem parte da rotina das classes mais altas, mas o respeito ao princípio de não comer carne na Sexta-Feira Santa é respeitado pela maioria das famílias -- e não vale só para a sexta antes da Páscoa: é seguido em todas as sextas-feiras da Quaresma, ou seja, depois da Quarta-Feira de Cinzas.

Se a carne fica fora do cardápio, os doces estão sempre lá. Em países de língua inglesa, como Grã-Bretanha e Austrália, são tradicionais os bolos com frutas secas, à moda da colomba pascal, mas que formam uma cruz, simbolizando a crucificação (especiais para a Sexta-Feira Santa).

Na Irlanda e na Inglaterra, o bolo tradicional de Páscoa é feito desde a Idade Média, com frutas secas e 11 bolas de marzipã em cima, representando os 12 apóstolos, menos Judas. Na França, o "Gâteau de Pâques" é um bolo assado em formato de cordeiro.

Como é primavera nos países do Hemisfério Norte, os piqueniques são comuns para celebrar a Páscoa. Ou então a reunião familiar e entre vizinhos acontece em torno de fogueiras: "Costuma ser o primeiro churrasco do ano depois do inverno", conta Cordula Zastera, do BabyCenter Alemanha.

Halloween fora de hora

Se no Brasil temos a bagunça do Sábado de Aleluia e a tradição de malhar o Judas, na Suécia as crianças se vestem de bruxas e bruxos -- vassoura, chapéus, cachecol, bochechas vermelhas e sardas falsas. "É um pouco como o Halloween", diz Carina Westling, do BabyCenter Suécia.

Nas Filipinas, há uma procissão que marca o encontro de Jesus com a mãe depois da Ressurreição. Os homens seguem atrás de uma imagem de Cristo, e as mulheres, da imagem da Virgem Maria, coberta por um pano negro. As duas fileiras se encontram, e menininhas vestidas de anjo retiram o véu preto de tristeza. A partir daí, o clima é de alegria.

Na Índia, a Quaresma é vista como uma época de sacrifícios, nos muitos lares cristãos do país. As famílias economizam durante todo esse período, pondo algum dinheiro numa caixa de oferendas em casa, e depois, na Páscoa, doam o dinheiro à igreja local, a orfanatos ou entidades beneficentes.

Inspire-se nas brincadeiras

Veja aqui algumas brincadeiras com o tema da Páscoa:

Caça aos ovos: Há a versão simples, esconder os ovos de chocolate pela casa para as crianças acharem, e a mais elaborada, com dicas do coelho em "pistas" que vão levando a outros lugares, e até patinhas de coelho feitas com talco ou farinha branca. Se seu filho é pequeno e você está preocupada em dar muito chocolate, uma sugestão é fazer embrulhinhos com dois ou três confeitos de chocolate cada e espalhar pela casa.

Corrida dos ovos: Crianças se alinham e têm de correr e empurrar um ovo cozido com um taco ou outro objeto adaptado (vassourinhas infantis, por exemplo) até a linha de chegada. Essa brincadeira é tradicional na Casa Branca, a sede do governo dos Estados Unidos, onde há todo ano uma festa de Páscoa.

Zwänzgerle (ovos e moedas): Depois de esvaziar os ovos e pintar as cascas, as crianças suíças desafiam os adultos a quebrá-los lançando moedas. Sempre que eles erram, a moeda fica para as crianças. Se acertarem e quebrarem o ovo, ficam com a moeda.

Batalha de ovos: Duas crianças ficam de frente uma para a outra, segurando cada uma um ovo cozido (e pintado). Uma bate a pontinha do ovo na pontinha do ovo da outra. Quem conseguir quebrar o ovo da outra e ficar com seu ovo intacto ganha. O jogo é tradicional na Alemanha e na Áustria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário