segunda-feira, 16 de maio de 2011

Novidades no mundo das motos


Clique para Ampliar
HARLEY- DAVIDSON: mito
FOTOS: DIVULGAÇÃO
Clique para Ampliar
SUNDOWN MOSTROU a linha 2006
Clique para Ampliar
MOTO CONCEITO: VTX Techno Cruiser
Clique para Ampliar
UM DOS destaques do Salão
Clique para Ampliar
HONDA TAMBÉM apresentou novidades

Jota PompílioEspecial para Automóvel
Quando línguas de nacionalidades diferentes falam ao mesmo tempo e ninguém se entende, imaginamos logo estar diante da Torre de Babel, passagem descrita na Bíblia. Entretanto, quando várias montadoras de línguas incomuns se cruzam e o assunto é sobre duas rodas, num toque de mágica, todos se compreendem.

Foi isso que se deu no Salão Duas Rodas 2005. De âmbito internacional, chegou em sua oitava edição com um recorde de expositores, ao todo, 351. Na exposição passada, para quem gosta de números, foram 291. Em termos de organização, isso demonstra como o acontecimento vem crescendo, assim como de público - de 192 mil aumentou para 210 mil.

O evento ocorreu de 18 a 23 de outubro, no Centro de Exposições Imigrantes, em São Paulo, e atraiu montadoras, fabricantes, comerciantes. Através de seus stands, eles expuseram não só motos (vedetes do espaço) mas bicicletas, sensores de bloqueamento, amortecedores, tintas, minimotos, alarmes, entre vários acessórios.

SUNDOWN

Durante o Salão, algumas empresas anteciparam seus lançamentos e mostraram a linha 2006, como a brasileiríssima Sundown Motos que exibiu seis novos modelos. Entre as principais novidades está a moto de 90 cilindradas, a Hunter 90, que aposta no alto desempenho e baixo custo para fisgar o consumidor e deixar a concorrência de lado. O preço é de R$ 2.990,00.

Porém, de olho no popular ao sofisticado, na categoria de alta cilindrada, a Sundown lançou a VBlade 250 cc, modelo custom que chama atenção pelo porte e pelo design. Seu preço é em torno de R$ 13.990.

Outros lançamentos foram a Websed, que tem freio a disco e roda de liga, a Blade 150cc, motor OHV com contrapeso balanceador, a STX Montard com rodas 17” e suspensão invertida na frente e, por fim, a Web 100 cc.

EVADER

A norte-americana Evader apresentou no Salão uma linha de produtos inéditos no Brasil: a série de scooters a propulsão elétrica. O objetivo da empresa é que motocicletas que se locomovem por eletricidade já presente nas ruas da Europa e dos EUA conquistem o consumidor brasileiro. Com uma autonomia de 70 km com uma carga das baterias, os scooters Evader alcançam até 50 Km/h e não necessitam de manutenção e abastecimento de combustível.

RONCAR

A Roncar, uma das principais indústrias de acessórios para motos, não quis ficar de fora e apresentou a nova série de escapes esportivos Coyote Super Sport. É uma linha de escapes para motos acima de 600cc com alta performance e design extremamente diferenciado. Na ocasião, ele apresentou retrovisores, protetores de motor, bagageiros, manoplas, até mochilas, roupas e pochetes.

GARINI

Já a italiana Garini, outra estreante no Salão Duas Rodas e no mercado automobilístico brasileiro (sua filial é em Manaus) apresentou uma linha de scooters e motocicletas de baixa cilindradas, adequada ao padrão nacional, seguindo a tendência do mercado atual. “temos certeza de que vamos alcançar grande sucesso, pois vamos ter uma rede de concessionária bem distribuída e com preços muito competitivos”, informa Alceu Aragão, CEO da Garini.

HARLEY-DAVIDSON

A legendária Harley-Davidson, ícone da cultura norte-americana, marcou presença e conseguiu ser uma das principais atrações do Salão. Com seu stand de 350 metros, a empresa expôs, no total, 21 motocicletas e parte de sua indumentária singular, acessórios pessoais e souvenirs.

As novidades apresentadas originaram-se da família Screamin´ Eagle, com três novos modelos : a esportiva Street Rod (R$ 75.000), as Sportsters Concept (R$ 50.000) e XL 883 Low (R$ 29.900) e a mais recente novidade, a Heritage Custom, que volta a ser fabricada no mercado ianque. “As motocicletas são voltadas para clientes fiéis que procuram mais exclusividade dentro da própria marca. Todas as motos da linha têm produção limitada que buscam a personalização” afirma Paulo Izzo, presidente do Grupo Izzo que representa a Harley no País desde 1993. Percorrendo os corredores, deu para perceber uma discreta, mas sólida presença dos chineses que a cada dia disputam uma fatia cada vez maior.

PIRELLI

A Pirelli apresentou os primeiros pneus para quadriciclos desenvolvidos no Brasil. Aliando experiência de produção de pneus campeões em mundiais de rally, enduro e cross, a multinacional italiana criou os modelos Rut Buster e Mud Wiser, habilitados para todo tipo de terreno.

O Rut Buster é multiuso, com otimizada prestação em condições de piso médio e duro, como terra, cascalho e pedra. Já o Mud Wiser é excelente em solos de baixa consistência, como terra, barro, lama e alagadiços.

A inovação também ficou pela linha de pneus radiais Diablo, considerada a nova geração do segmento Supersport. Com um design apropriado possibilita mais segurança em solo molhado, dirigibilidade e alta aderência no seco.

HONDA
A Honda, líder de mercado de motos no Brasil, exibiu em primeira mão uma motocicleta nacional de 750cc, a Shadow. Como atração, trouxe a moto-conceito VTX Techno Cruiser, que tem em seu desenho grandes dimensões com linhas futuristas e visual extremamente arrojado. Em destaque, a recém-lançada Biz 125 que irá substituir a Biz 100 e a CBX 250 Twister e XR 250 Tornado, que adquiriram novos desenhos na linha 2006.

Além disso, a montadora japonesa realizou palestras sobre pilotagem de segurança, disponibilizando um simulador. Na área externa, além de teste drive teve how de Wheeling e apresentações sobre técnicas de pilotagem.

YAMAHA

A cinqüentona Yamaha aproveitou a ocasião para relançar e dar destaque à Fazer 250, com injeção eletrônica, única da categoria, e apresentar no Salão a série 2006 com a Neo AT 115, XTZ 125, YBR 125, XT 225 e XT660 R. Para todos esses modelos foram acrescidos de componentes e regulagens, que basicamente são: Air System (Sistema de Indução de Ar), catalisador e sistema de alimentação (carburadores e injeções eletrônicas).

Em seu stand foram encontrados modelos importados especialmente trazidos para o Salão como as Yamaha EC-02 (veículo elétrico de duas rodas todo em alumínio, comercializado a partir deste ano no Japão), e a MT-01 (veículo apresentado como o conceito integração homem-máquina, em 1999.

HOMENAGEM

As bicicletas também tiveram destaque no Salão Duas Rodas. Não é à toa que o número de bicicletas cresceu 60% nos últimos três anos e atualmente, elas já são 60 milhões. No stand da Abraciclo, o visitante pode conhecer o “celerífero”, uma réplica do primeiro veículo de duas rodas que se tem registro, uma espécie de bicicleta de madeira e sem pedais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário